Documento
Metadados
Título
Complementação de renda através da coleta extrativista de espécies nativas do Cerrado: o Baru como estudo de caso
Descrição
Devido às mudanças que vem ocorrendo nos sistemas de produção agrícola, é crescente o número de assentamentos da reforma agrária que são formados por grupos de trabalhadores rurais, que buscam ter acesso e posse das terras através do reordenamento agrário. Além disso, precisam contar com a ajuda de políticas públicas e econômicas para que possam estabelecer-se na terra e dela tirarem renda de forma sustentável. O presente artigo tem como objetivo mostrar a relevância das práticas extrativistas e da pluriatividade como ativi-dade econômica importante, seja através da coleta e beneficiamento de frutos nativos, seja através da conservação de outras espécies nativas do próprio Bioma Cerrado. As informa-ções foram coletadas através de pesquisa de campo em áreas de vulnerabilidade ambiental do assentamento Egídio Brunetto, em Flores/GO. Pode-se constatar que mesmo diante de muitas dificuldades socioeconômicas, os agricultores assentados buscam melhoria de renda e tentam persistir no meio rural, conciliando suas atividades agrícolas com atividades extrativistas, mantendo suas culturas, evitando o êxodo rural e conservando a biodiversidade local. O destaque do estudo de caso de extrativismo é referente à espécie nativa do Baru.
Tipo de documento
Artigo
Autor(es)
Carlos Ferreira da Silva | Leandro Alves Ataíde | Leonardo Felipe de Oliveira Palheta | Kelly Soraya Luz | Flávio Murilo Pereira da Costa
Assunto
Biodiversidade | Reforma Agrária | Agricultura Familiar | Bioma | Pluriatividade
Natureza do suporte
Versão eletrônica
Eixo temático
Taxonomia
Local
Brasília - DF
Nome do periódico
Cadernos de Agroecologia
Evento
Anais do VI CLAA, X CBA e V SEMDF
Ano
2018
Volume
13
Número
1
Número de páginas
7
Idioma
Português
ISSN
2236-7934
Acesso ao documento
http://cadernos.aba-agroecologia.org.br/cadernos/article/view/842/475
Referência
SILVA, Carlos Ferreira da et al. Complementação de renda através da coleta extrativista de espécies nativas do Cerrado: o Baru como estudo de caso. Cadernos de Agroecologia, v. 13, n. 1, 2018.